Página Sobre

O Museu Autobiográfico e Território_Leste é um espaço de criação, escuta e partilha. Um lugar onde memórias viram matéria cênica e onde o corpo é arquivo vivo de histórias.

Surgido como oficina teatral, o projeto propõe uma prática de mediação afetiva entre pessoas e seus territórios, ativando experiências singulares que, ao serem compartilhadas, tornam-se coletivas.

Hoje, expandido para o ambiente digital, o Museu não apenas guarda suas histórias - ele as compartilha. A experiência online amplia o gesto da oficina: constrói-se no encontro entre trajetórias individuais, em diálogo com o que é íntimo e coletivo. Um espaço onde novos visitantes também são convidados a criar vínculos com o que veem, ouvem e sentem.

Registros visuais da oficina 1

Participantes da oficina em roda de conversaExpressão corporal durante improviso teatral
Centro Cultural da Penha, 2022.

Perguntas frequentes sobre o Museu Autobiográfico

Registro em vídeo da oficina 3

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, 2024.

Registros visuais da oficina 4

Participantes da oficina em roda de conversaExpressão corporal durante improviso teatral
Oficina no Festival de Curitiba, Casa Eliseu Voronkoff, 2025.

Citação final sobre o Museu Autobiográfico

Este é um museu feito de encontros, um museu polifônico.
Feito de palavras que dançam, de histórias que se tocam, de corpos diversos que se lembram, se conectam e atuam, encontrando prazer em brincar sempre com o que é ficção e o que pode ser - ou é - realidade.

Um museu que se move a partir de mim para encontrar outras pessoas, e que tem como ensinamento compartilhado algo que sempre saí pensando ao fim dos encontros que mediava:

As pessoas só precisam e querem ser ouvidas.


— Marcelo